Consulta do Itamaraty para o Instituto Volpi – Dezembro de 2013

1) Consulta do Itamaraty para o Instituto Volpi

2) Resposta para do Instituto Volpi para o Itamaraty

3) Resposta final do Itamaraty

 

 

1) Consulta do Itamaraty para o Instituto Volpi

Prezados Senhores,

Sou diplomata, lotado na Divisão de Serviços Gerais do Ministério das Relações Exteriores. Muito agradeceria contar com os bons ofícios do Instituto Alfredo Volpi a fim de obter lista com nomes e contatos de possíveis restauradores capacitados a proceder à restauração do afresco intitulado “Sonho de Dom Bosco”, instalado no Palácio Itamaraty, e danificado por respingos de tinta branca e rachaduras.

Atenciosamente,

Gustavo Campelo

Primeiro Secretário

Divisão de Serviços Gerais

Ministério das Relações Exteriores

 

 

2) Resposta para do Instituto Volpi para o Itamaraty

Excelentíssimo Senhor Gustavo Campelo,

O Instituto Volpi está muito honrado pela consulta formulada pelo seu e-mail de 16/12/2013. Manifesta, desde logo, o mais vivo desejo de cooperar no que estiver ao alcance na reparação do painel “Sonho de Dom Bosco” pintado por Alfredo Volpi.

Através da catalogação da obra do artista, o Instituto tem informações sobre cerca de 3.000 trabalhos do pintor. Inclusive relativas à conservação dos mesmos.

Sobre restaurações, o Instituto pode informar que o profissional Thomas Cristian Brixa, foi quem realizou a maior quantidade de serviços do gênero, sendo detentos da maior experiência profissional especializada.

Seu endereço é Rua Alves Guimarães n.º 271, casa 1, São Paulo – SP, telefones (11) 3085-2201 e (11) 982023364, e-mail: brixa@ig.com.br

Não obstante, cumpre lembrar que Volpi, a partir dos anos 50 pintou, usando têmpera a ovo, geralmente sobre tela. Antes disso, pintava à óleo, tanto sobre tela, quanto sobre cartão.

São raros seus trabalhos afresco.

Além de belíssimo e insólito, o painel do Itamaraty tem importância peregrina, uma vez que é o único trabalho do artista que integra o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Palácio do Itamaraty está tombado a pedido de seu arquiteto Oscar Niemeyer de 2007.

Sendo assim, e após reflexões técnicas, o Instituto Volpi decidiu pedir a seu consultor Dr. Alberto de Tagle, de Amsterdam, indicações de alguma assistência técnica europeia específica. Porque desde o Renascimento, são inúmeras as obras primas antigas naquele Continente e que receberam cuidados excelentes de conservação.

Quiçá a combinação entre a experiência de quem tem intimidade com as peculiaridades da pintura de Volpi, incluindo a idiossincrasia de seus gestos, com quem saiba quais especificações são requeridas pela técnica do afresco, componham a mais adequada solução.

Dr. Alberto de Tagle, telefone +31 20 408 5030, e-mail aatagle@yahoo.com . Consulting Cultural Heritage, Research and Conservation, University of Pennsylvania. University of Amsterdam, RCE (Netherlands Cultural Heritage Agency), ICCROM

Sempre à disposição para a cooperação de que o Itamaraty precisar.

Subscrevemo-nos atenciosamente.

Marco Antonio Mastrobuono

Presidente

Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna

www.institutovolpi.org.br

 

 

3) Resposta final do Itamaraty

Prezado Senhor Marco Antonio Mastrobuono,

Ficamos muito gratos ao Instituto Volpi pela pronta resposta com as valiosas informações acerca de profissionais habilitados a proceder aos reparos do painel “Sonho de Dom Bosco” pintado por Alfredo Volpi. Um processo administrativo será deflagrado com o objetivo de permitir a contratação do serviço em questão.Em curto espaço de tempo, o Itamaraty deverá contatar o Senhor Thomas Cristian Brixa sobre a feitura de laudos técnico e orçamentários necessários.

Gostaríamos de ressaltar o nosso interesse de continuarmos contando como inestimável apoio do Instituto Volpi no intuito de concentrarmos esforços para que o afresco seja recuperado o quanto antes.

Atenciosamente,

Gustavo Campelo

Primeiro Secretário

Divisão de Serviços Gerais

Ministério das Relações Exteriores

Comments ( 0 )